terça-feira, 23 de junho de 2009

Milagre

"milagre, milagre mesmo, por mais que nos digam, não é boa coisa, se é preciso torcer a lógica e a razão própria das coisas para torná-las melhores”
O Evangelho Segundo Jesus Cristo
José Saramago

Engraçado que nas aulas de filosofia de hoje e da semana passada, estávamos estudando o Racionalismo de Descartes, e leio uma frase desta. O Saramago é incrível, pois ele é único! Quem mais enxergaria o milagre desta forma? Os pensamentos dele são incomuns, improváveis, imprevisíveis e surpreendentes! Por isso que eu amo ler os livros dele!
Agora, parando de puxar o saco dele, vou expor a minha interpretação desta frase. Seria ótimo se as coisas fossem boas, mas não são. Então, quando é preciso de algo como um milagre, que não está dentro da normalidade, para tornar as coisas boas, quer dizer que as coisas estão péssimas! Por isso, seria melhor se não precisássemos de milagres para melhorar as coisas. Seria ótimo se nós mesmos pudéssemos trabalhar para melhorar as coisas, contando somente com a intervenção “moral” divina. Digo “moral” porque não encontrei palavra melhor para uma intervenção não física (como a multiplicação de pães), como naquele filme “Todo Poderoso”, a intervenção “moral” divina, seria um jovem dizer não às drogas e sim aos estudos.
E, finalizando como o filme, (que, aliás recomendo) seja o milagre!

2 comentários:

  1. O milagre é uma coisa muito relativa. Como pode, por exemplo, um pai de família com oito ou mais filhos e esposa, vivendo nos rincões do mais árido sertão, sustentá-los com menos de um salário mínimo mensal? Aqui mesmo, nas grandes metrópoles, como pode alguém viver com três, e às vezes mais jornadas de trabalho e ainda, nas poucas horas disponíveis ter que se dedicar à educação, dispensando-se para si apenas duas ou três horas de sono diárias?

    E ainda, como pode um idoso, já com a saúde comprometida, ficar horas e horas à espera de um atendimento num posto de saúde para uma simples consulta e quando a consegue, geralmente acontece depois de meses ou mesmo de anos, sobreviver?

    Como pode a maioria da população, que acorda de madrugada para pegar dois ou três ônibus superlotados para ir ao serviço, passar várias horas no trabalho, chegar tarde da noite em casa, submeter-se à violência urbana, preparar a marmita e receber uns míseros trocados no dia-de-pagamento e depois nos noticiários ver alguns iluminados receberem do erário, sem trabalhar, mais de R$ 29.000,00 mensais - e ainda continuarem na sua rotina diária de sangue, suor e lágrimas durante anos e anos sem se revoltar contra o sistema? A pergunta que fica é: não seriam esses fatos e muitos outros semelhantes, também um milagre?

    ResponderExcluir
  2. Milagres existem e acontecem a todo momento.
    Basta ter olhos para ver e perceber a mão de Deus em tudo ao nosso redor.
    "Um milagre Eu Sou", já diz uma música adventista de que gosto muito.
    Mas, nós podemos ser o milagre na vida de alguém, basta estar a serviço de Deus,sempre!

    ResponderExcluir