sexta-feira, 9 de outubro de 2009

LIBERDADE X DETERMINISMO (Parte II)


Olá, amiguinhos! Como vão vocês? Eu estou bem, principalmente porque tenho uma semana sem aula! Vai dar pra dormir bastante! He He He...
Enfim, vamos ao que interessa. Vocês responderam àquelas quatro perguntinhas que eu deixei no post passado? Bom, vou colocar as minhas respostas aqui, vejam se concordam comigo.
1) Você acredita ser LIVRE?
Sim.

2) Você acredita que realmente podemos fazer o que queremos fazer?
Não. Mas podemos pensar no que queremos pensar. Acho que esse tipo de liberdade é muito mais importante que o outro. Infelizmente, esse “podemos” ainda não pode ser conjugado por todas as pessoas.

3) Cite algo que gostaria de fazer e que devido ao determinismo não é possível.
No começo deste ano, quando estávamos estudando Simbolismo na aula de literatura, a professora Ilda nos passou o seguinte poema:
“Ismália

Alphonsus Guimarães

Quando Ismália enlouqueceu
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu
Outra lua no mar
(...)
E como um anjo pendeu
As asas para voar...
Queria a lua do céu
Queria a lua do mar...

As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...”

Concluí com este poema que a loucura de Ismália libertou-a, pois a fez voar. Para as pessoas “presas na sanidade”, ela simplesmente morreu, mas para Ismália ela estava voando.
Pois bem, eu queria voar também, mas o determinismo não me permite. Porém, se um dia eu ficar louca, eu poderia voar, e o determinismo não significaria nada para mim.
Outro caso curioso: Segundo os cientistas, o besouro não poderia voar, pois não tem forma aerodinâmica, suas asas são demasiadamente pequenas em proporção ao corpo e seu cérebro não é capaz de realizar ação tão complexa. Mas ele não pensa nessas preocupações e sai voando por aí!

4) Qual das duas linhas você acredita?
Nas duas! Nascemos com uma e conquistamos a outra.


Bom, são essas as respostas que entreguei ao professor. Mas agora vou um pouco mais além aqui no meu blog.
Pra mim, a verdadeira liberdade é a liberdade do pensamento. Pensando que o conceito de liberdade é este, então você poderá dizer que somos todos livres, pois podemos pensar do que quisermos. Mas será que podemos mesmo?
Vou dar um exemplo simples. Nós brasileiros adoramos futebol. Não adianta você me dizer que não gosta e que nem tem time. Mas o que faz na copa do mundo? Todos os brasileiros sem exceção vibram e torcem na copa do mundo. Não tem jeito. Então, todos os brasileiros amam futebol. Mas não fomos livres para escolher o amor pelo esporte, simplesmente nascemos em um país em que todos amam futebol e, é impossível você crescer em um país assim sem se contagiar. Impossível.
Por isso, digo que a maioria das pessoas não é livre, pois não se da conta que pensa em coisas por estar condicionada a pensar.
A Liberdade se conquista. Quando você se dá conta que o Determinismo existe, ou seja, que você é determinado a pensar em certas coisas (além do futebol, um exemplo bom é a moda), você começa a ser livre. Eu acho que você não precisa parar de gostar de futebol para ser livre. Só precisa saber conscientemente que as pessoas não foram livres para gostar de tal esporte. Depois que você percebe isso, você conquista a Liberdade de escolher amar ou não o futebol.

Então, se você quer ser livre, analise a sociedade. Eu recomendo que você estude matérias na área de Humanas para isso. Filosofia, Sociologia, e História principalmente. Mas acho que Geografia e Literatura também podem ajudar.

É isso.
Aceite a existência do Determinismo e seja bem-vindo à Liberdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário