quinta-feira, 2 de julho de 2009

Saber História é básico

Não tenho muito tempo para falar, colocarei aqui um trecho de um livro que li.

“Uma memória coletiva nacional é promovida pelos Estados sob a forma de história oficial. Assumindo a aparência científica da “história dos historiadores”, ela convoca “todos os membros de uma sociedade, apesar da diversidade de suas situações e dos respectivos pontos de vista, a estarem unidos num passado coletivo” (Watchel, 1986, p.217). O veículo essencial da difusão dessa memória coletiva nacional, nas sociedades contemporâneas, é a escola. A intermediação institucional da escola tende a ocupar um papel preponderante sobre os outros meios de transferência do conhecimento histórico, que repousam nas memórias individuais.
Dessa maneira, a história escolar oficial forneceria uma narrativa-base para a memória coletiva. Essa base se torna tênue e incompleta em países como o Brasil, de escolarização precária – uma precariedade que diz respeito tanto à insuficiente cobertura escolar quanto à ineficácia da escola em sua tarefa específica de socialização de conhecimentos. O papel da escola na construção de uma memória coletiva nacional não será suprido satisfatoriamente por outros instrumentos, como os meios de comunicação de massa, que apresentam imagens apenas fragmentárias da história.”

Política e Mídia no Brasil
Luis Felipe Miguel

Um comentário:

  1. É verdade, Realmente se sabe disso sem que as autoridades de ensino tomem qualquer providência. É lastimável que assim seja. Bom seria que o ensino da História fosse levado a sério para ilustrar o indivíduo no conhecimento da sua particular responsabilidade no meio social.

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