sexta-feira, 3 de abril de 2009

Tecnologia-parte III-Ela é boa ou ruim?

Antes leia Tecnologia-parte I e tecnologia-parte II.
“Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade”
Albert Einstein
No mito, Prometeu trouxe a tecnologia para a humanidade e foi castigado junto com ela a quem ajudou.Estaríamos ou estaremos um dia nós sendo castigados também?Quem castigaria?Deus?Não, Deus não castiga, Deus ama.A humanidade se castigaria?Quer dizer...haveria consequências?
Nós nos tornamos dependentes da tecnologia.A prova é que sempre quando acaba a luz, ninguém gosta.Outra prova foi hoje que eu fiz uma prova de Química e percebi que nem pensei em fazê-la sem calculadora, ou seja, é ela que pensa por mim, a tecnologia.
Mas a tecnologia não é má, ela é boa, demoraria muito para fazer aquela questão da prova que fiz em meio minuto graças a ela.Mas nada pode ser usado em excesso certo?Então, a tecnologia não estaria também enquadrada nessa regra?
A tecnologia é boa, só não podemos usá-la para o mau.O computador é uma coisa incrível, mas tem gente que faz mau uso dele.Mas como impedir que façam mau uso da tecnologia?Braços mecânicos, pernas mecânicas, chips em cérebros...CHIPS EM CÉREBROS!Isso é o cúmulo!Eu li em algum lugar que nos EUA estavam colocando chips nos cérebros de pessoas para controlar sua segurança, para saber onde as pessoas estavam, para a segurança delas.Vigiar as pessoas PARA A SEGURANÇA DELAS!Foi isso que eles disseram...seria mesmo?Claro que eu não tenho certeza se essa informação é mesmo verdadeira, mas não seria um absurdo se fosse?
O fato é que é impossível impedir as pessoas de fazerem mau uso da tecnologia, até porque ninguém sabe qual realmente seria o mau uso da tecnologia.Até onde vai a tecnologia?Ela não vai parar.Isso é bom ou ruim?
Pense nessa pergunta, me responda se quiser, se você conseguir chegar a algum resultado.Não precisa responder se não quiser, eu só quero que você pense.


4 comentários:

  1. Galileu, pai do telescópio, utilizou-o para aperfeiçoamento e atualização da ciência – isso é bom.
    Outros utilizaram-no para espiar a casa do vizinho – isso é mau.

    Santos Dumont desejava voar, tendo em mente a aproximação rápida entre os povos; pronta assistência aos necessitados, com uma locomoção rápida e sem os empecilhos das vias terrestres – isso é bom.
    Outros utilizaram-se dos aviões como estratégia bélica – isso é mau.

    Cury, Einstein e vários cientistas, desejavam que a fissão atômica fosse utilizada para fins humanitários, especialmente na área da saúde – isso é bom.
    Outros utilizaram-na para construir bombas nucleares – isso é mau.

    Onde os bem-educados plantam o trigo, os mal-educados semeiam o joio. Por isso é necessário educar. Assim, tem-se a certeza de boa colheita porque, mesmo que sempre venham a existir os mal-educados o bem sempre prevalecerá.

    Eu acho até que aquela frase: “Prometeu, mas não cumpriu” deva ter sido inventada por algum mal-educado que quis denegrir o nome de tão nobre figura mitológica.

    ResponderExcluir
  2. EU AXU QUI TEQUINOLOGIA É BEIN LEGAL,
    PUR EZEMPLO , EU TO RESPONDENU A ESSA PREGUNTA
    PURKAUSA DU PC.

    ResponderExcluir
  3. olha ao meu ver a tecnologia é boa como vc msm disse só temos que saber usá-la.
    o homem com sua inteligência poderia criar meios mais seguros para o seu próprio convivio!
    t+

    ResponderExcluir
  4. E uma outra coisa sobre o mau uso da tecnologia: os pais não estão sabemdo usa-lá, pois estão estragando as crianças e a infância delas... Em uma roda de crianças, elas devem brincar conversar e se divrtirem; certo? Mas ao invés disso estão vidradas em seu Iphone, tablet e outras tecnologias. Certamente isso não é culpa da própria criança, e sim dos pais. -Sara Gabriela Q. Barbosa

    ResponderExcluir