domingo, 5 de abril de 2009

O saber

Hoje, novamente vou colocar uma frase do Homem Duplicado, esse livro é muito bom, tem muitas frases boas para se analisar.

“o saber é realmente uma coisa muito bonita, Depende do que se saiba, Também deverá depender de quem sabe, acho eu”
O Homem Duplicado
José Saramago
Sabe, quando li isso, não concordei com Saramago, o saber é realmente muito bonito e não acho que depende de quem saiba.Pensei mais um pouco, pensei na bomba Atômica.Quem a fez, foram pessoas muito inteligentes, mas isso não foi bom.Então, seria melhor se essas pessoas não tivessem estudado?Não sei.
Sabe por que a educação pública no Brasil é tão ruim?Pense.
Por que estudando as pessoas ficam mais inteligentes, ficando mais inteligentes, começam a pensar mais na hora de votar, percebem as injustiças do mundo, começam a querer mudá-las.
E Eles querem que isso aconteça?Não.
Então, é bom educar as pessoas?Sim.Mesmo que por um acaso elas construam uma coisa tão ou mais ruim quanto uma bomba Atômica?
Acredito que sim.
Afinal, existem pessoas boas.Existem pessoas boas que não têm condições de estudar numa escola particular, e elas merecem uma escola pública de qualidade.
Essa é a minha mensagem de hoje, essa é uma das mensagens que quero deixar nos meus livros.

2 comentários:

  1. Existem grandes, para não falar gigantescas diferenças, entre as palavras "saber", "sabedoria" e "sapiência".

    ResponderExcluir
  2. Querida,

    inteligência, saber e conhecimento não são nada sem ÉTICA... é por isso que, acho eu, muitas vezes, pessoas inteligentes fazem maldades requintadas... por isso, a formação humana, a reflexão e o amor ao próximo devem ser objetos de qualquer educação, seja ela familiar ou escolar!

    Grande abraço, seu professor de história!

    ResponderExcluir