domingo, 26 de abril de 2009

Laranja Mecânica

Hoje terminei um livro muito bom que estava lendo.Acho que todos já ouviram falar, se chama Laranja Mecânica.É uma distopia (na minha opinião, o melhor tipo de livro que existe!) e conta a história de um garoto criminoso.Obviamente, o governo tenta impedir esse garoto de cometer os crimes de um jeito horrível.Não vou contar mais nada pois quero que vocês leiam.É um livro bem pequeno, de umas 200 páginas.Vale à pena ler!
Hoje vou colocar um trecho desse livro.Ah, mais uma coisa, o livro é narrado pelo garoto, que, como adolescente, tem suas gírias.O autor, muito inteligente, criou as gírias.Por isso, há palavras incompreensíveis que eu coloquei a tradução entre parêntesis.

Mais ainda, a ruindade faz parte do ser do eu, tanto em mim quanto em vocês no odinóque (sozinho), e este eu é feito por Bog (Deus), ou Deus e é o seu grande orgulho e radóste (alegria). Mas o não-ser não pode aceitar o mal, quer dizer, os do governo, os juízes e os colégios não podem permitir o mal porque não podem permitir a individualidade. E não é a nossa História moderna, meus irmãos, a história de bravas individualidades malenques (pequenas) lutando contra essas máquinas enormes?”
Laranja Mecânica
Anthony Burgess

O pensamento de Alex, o garoto, é mais ou menos esse:as pessoas que só fazem atos socialmente aceitáveis (ou escondem atos inaceitáveis), são consideradas boas.São a maioria.As pessoas más, são a minoria.O governo, não aceita a maldade descarada (mesmo que faça maldades escondidas), pois essas são inaceitáveis, são individualidades.Numa sociedade como a do livro, pessoas como Alex, que fazem maldades sem se esconder, são julgadas.Já o governo que tortura essas mesmas pessoas, é o bonzinho.

12 comentários:

  1. sempre tentei ler esse livro e nunca consegui, me falram para ver o filme, tambem não consegui, não sei o porque disso, mas quero ver se desse ano não passa.

    Ronaldo
    www.frasesmusicais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não li o livro mas vi o filme. Na primeira vez, obviamente não entendi porque era muito novo e o filme era proibido. Assisti finalmente depois de quase 40 anos...e achei um filme péssimo, imbecil e sem sentido. Se o livro for assim, nem vou perder meu tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você era muito novo, depois de quase 40 anos viu o filme. Não é porque você não compreendeu ou não teve sensibilidade para identificar as mensagens que a história passa, não quer dizer q seja imbecil, da mesma forma que eu não posso afirmar que você seja uma pessoa ignorante. Abra a cabeça e se permita aprender!

      Excluir
    2. E disse um homem q se intitula como beber, coçar e amar...
      sem comentarios...

      Excluir
  3. É notória a ignorância do "Homem" ali em cima! Como assim? É a melhor história que existe, meu caro, a melhor! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. certo certo. Também acho, a ignorância do homem em não compreender tal obra. Esse filme é genial, desde a propria história, até a trilha sonora.

      Excluir
  4. De fato, Laranja Mecânica dá uma reviravolta na cabeça das pessoas.
    De fato, o que é certo e o que é errado, não é mesmo?
    Alex é errado porque é um "druger"?
    O governo é errado porque tortura esses garotos?

    Acho Laranja Mecanica um grande clássico.
    Admiro e compreendido apenas por aqueles que possuem uma mente aberta.

    Ele não é para crianças.
    Ele é o grito desesperado do autor contra essa sociedade hipócrita!

    Beejos

    Siga

    @daia_maya

    ResponderExcluir
  5. eu só acho imbecil quem, por achar o governo hipócita e tão mau quanto o alex, fica transformando o alex num ídolo, num fodão.. aff
    o filme é ótimo, cumpre seu dever: te deixa horrorizado e te joga na cara hipocrisia de tudo quanto é lado. só.. quem tiver filosofando muito ou achano o filme a coisa mais sublime do cinema aí p/ mim é babaca e só gostou do filme por causa da fantasia do alex e por ele ser bonitinho... mais uma hipocrisia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó irmãos, quem não sabe apreciar arte tem o direito de se expressar também. Nossa sociedade caminha nessa perspectiva, onde deveria haver uma evolução, na verdade acontece a regressão. É lastimável escutar as músicas que estão sendo produzidas em um banheiro sujo, é difícil de se ler algo que têm proveito desta sociedade, não há arte, não há artista... Existem apenas mercenários, que procuram na música ou na literatura uma forma de ganhar dinheiro. Não é assustadora a opnião de algumas pessoas sobre o livro: Laranja Mecânica, já era de se esperar que a ignorância tomasse de conta, mas sempre há tempo para mudar. Na minha humilde opnião, este livro é perfeito, sua ideologia, os personagens, o espaço, a trama, o cotidiano de um jóvem dividido entre o bem e o mal, ficou magnífico. Ao invés de criticar com tanta ignorância, seria plausível que ''críticos''criem um pouco de cultura!

      Excluir
  6. Um dos maiores clássicos do cinema, meus irmãos! Toda história e a ideologia, além do estilo próprio de seus personagens, fazem de Laranja mecânica um filme único e sem comparação!


    @suicidepacman

    ResponderExcluir
  7. Pelo amor de ''Bog'' alguem coloca um ''saboga'' na ''rot'' desses ''starre naz''ai em cima essa historia teve uma ''goloz'' importante visão na do autor Anthony burgess.
    Por isso não vai na ''gúliver'' desse ''vek'' e assista o filme e leia o livro.

    Pra quem não entendeu o que ta escrito vai uma dica.

    Chupa meu ''shako'' e vai ler i livro.

    Alexandre

    aeroguns182@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. SEM DUVIDA ESSE É UM FILME QUE FICOU NA HISTORIA ATE HOJE TODAS AS GERAÇOES QUE JA PASSARAM OU AINDA ESTÃO POR VIM IRAM VER E GOSTAR MTO BOM MESMO

    ResponderExcluir