sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Minha Razão de Viver




"Mas haveria castigo e sofrimento, e haveria também felicidade. Em escrever."


A Menina que Roubava Livros


Markus Zusak




Escrever é um ato cheio de dualismos. Eu tenho certeza que os maiores escritores, asssim como eu, escreviam e escrevem por necessidade de escrever. Não quero me comparar a eles, mas é o que eu sinto.


Às vezes você se depara com alguma injustiça e sente necessidade de denunciá-la a todos. Talvez essa denúncia não mude o mundo, mas pode mudar o mundo de alguém. Você pelo menos sente que fez a sua parte. E se você não escreve aquilo não sai da sua cabeça.


Às vezes eu me sinto triste e não sei porque. Vou escrever e a tristeza passa. Percebo então que a minha tristeza era porque eu estava há muito tempo sem escrever nada. Escrever vicia e dá overdose.


É ótimo ler um livro e sentir que o escritor se abriu completamente como num divã. É ótimo também escrever como se você estivesse num divã. Ser você e nada mais.


Quando eu escrevo, eu posso ser eu mesma e ao mesmo tempo eu posso ser quem eu quero. Posso ser verdadeira como também posso contar mentiras. Para escrever você não precisa estar bem vestida, você não precisa estar maquiada. Para escrever você não precisa saber fazer equações matemáticas nem saber quem foi o último eliminado do BBB (aliás, isso você nem deveria saber). Para escrever você não precisa conhecer o presidente dos Estados Unidos, não precisa ter viajado pelo mundo e não precisa saber filosofia.




Para escrever você só precisa ter coração.
















2 comentários:

  1. Concordo contigo Yvee, também gosto de utilizar minha facilidade com as palavras para apontar os valores e os enganos da arte. Espero trocar idéias sobre isso contigo.
    aleks_1979@hotmail.com
    Me adicione.
    Até mais!

    ResponderExcluir