quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Amor: Felicidade, Tristeza e Melancolia

Não é possível ser totalmente feliz quando quem você ama está triste. Mas as pessoas tem medo da tristeza. E por isso que é possível, não provável, que as pessoas não queiram mais amar, a ponto de não amarem mais. E talvez esse seja meu maior medo. 
Eu tenho pena de pessoas que são totalmente felizes. Se é que existem pessoas assim. Primeiro, porque é sinal de que elas não amam, segundo, porque elas são superficiais, fúteis. Só quem vê apenas a superfície da vida pode ser totalmente feliz. Ou melhor - que na verdade é pior - só quem ignora a tristeza e não se aprofunda no essencial. Mas não acho que possa existir uma pessoa que nunca ficou triste. Ela teria uma vida terrivelmente chata. Discorda? Então pense num filme em que o protagonista não tem problemas. Chato. 
Mas é verdade que as pessoas não comparam a vida com um filme. Coisas impossíveis podem acontecer em um filme; porque, afinal, é só um filme. Na vida o impossível não existe. Só pessoas loucas - e eu me incluo nessa categoria - encaram sua vida como um filme. E aí você comete burrices como a vontade de ter momentos dramáticos para tornar a vida/filme sublime, e também fantásticos, para que seja inesquecível.
Mas voltemos à felicidade. Eu sou feliz. Ou melhor, não se É feliz, se ESTÁ ou NÃO ESTÁ feliz, porque felicidade é um estado. Certo, eu estou feliz. Mas a melancolia não me abandona. E melancolia sim, pode ser permanente. Eu sou melancólica e estou feliz. E as pessoas ignorantes confundem melancolia com tristeza. Melancolia não é tristeza. Melancolia é refletir. Sobre a tristeza, ou felicidade, tanto faz, mas é verdade que a melancolia não se esquece da tristeza. Graças a Deus, meus pensamentos mergulham profundamente na vida, não sou fútil. 
E talvez eu seja uma pessoa mais melancólia que as outras, porque mesmo estando feliz, eu não me esqueço da tristeza. Não a tristeza pela minha vida, que, estando feliz, não é triste. Mas a tristeza pela vida de quem eu amo. E eu amo muitas pessoas. Eu amo toda a humanidade. 
A humanidade está triste, logo, sou melancólica, pois a amo. 
E que haja um dia em que a verdadeira felicidade alcance a humanidade. Disse verdadeira pois não me referi à futilidade de pessoas "felizes". Não, pelo contrário. Desejo sim que as pessoas encarem a tristeza. Destruam a tristeza. Destruam o ódio, a ganância e consequentemente a desigualdade e a guerra.  E então, finalmente, alcancem a felicidade.








Se você se identifica com esse meu pensamento, ou se ficou curioso em se aprofundar nele, leia o livro de ficção que estou escrevendo, quando for publicado: 2216: A Caixa

Boa noite e beijinhos 

2 comentários:

  1. Me mande um exemplar....pros meus bisnetos, Claro!

    gostei muito do que escreves...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique ligado no meu blog que quando eu lançar falarei por aqui! Ou me adicione no facebook Samara Hartt ;)

      Excluir