sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mentira

Olá, pessoas!

No último post eu falei das diversas verdades que podem existir. Não é? Pois bem. Hoje falarei das mentiras.
Por incrível que pareça, eu não planejei escrever sobre a mentira hoje, dia da mentira. Na verdade já faz alguns dias que eu queria escrever, mas não tive tempo. E até que foi bom porque serviu como uma luva para hoje heim?

Sim, caiu como uma luva hoje e acho que esse assunto vai cair como uma luva por muito tempo na minha vida. Sabem porquê? Vou contar.
Outro dia eu assisti a um filme chamado "O Primeiro Mentiroso" (é bem fraquinho o filme, não recomendo não) que mostrava um lugar onde as pessoas não contavam mentiras. O personagem principal trabalhava numa indústria de filmes, mas nos filmes não podia haver interpretação porque os atores estariam falando "mentiras". Não havia atores, pois eles são mentirosos. Os filmes eram feitos com um cara chato lendo uma história. E a história não era uma história fictícia, porque histórias fictícias são mentiras. Nos filmes o cara lia História (sim, História, com H maiúsculo).
Apesar do filme (O Primeiro Mentiroso) ser bem fraquinho, ele disse uma verdade:
As artes são mentiras.
Estamos estudando coisas parecidas nas aulas.
Nas aulas de Teoria da Literatura, por exemplo, vimos que Aristóteles disse que todas as artes são imitações. E imitações são mentiras. São?
Bem, na aula de Linguagem Cinematográfica houve uma questão: O Cinema seria a Reprodução da Realidade ou simples Criação Artística? Bem, eu acho que é as duas coisas. Mas não importa, porque ambos são mentiras.

Agora nós podemos voltar a um dos primeiros posts deste blog.

Um escritor conta mentiras para mostrar a verdade, um político conta mentiras para esconder a verdade.”
V de Vingança

Sem mentiras, não haveria arte. Portanto, que bom que elas existem!











Curioso eu recordar hoje de um dos primeiros posts. Outro dia, eu observei, vendo posts antigos, o quanto que eu mudei de 2009 para 2010. Vocês podem reparar que existe uma certa mudança no estilo dos posts. Então eu pensei em observar se eu mudaria este ano e vejam só, retornei ao post de 2009! Bem, mas eu tenho certeza que mudarei este ano. Para observar a minha mudança, além de ler as postagens, também vou registrar o número de filmes que eu assisto. Reservei esse espacinho para por a quantidade de filmes vistos no meu Filmow antes e depois de entrar no curso.
Antes de entrar no curso eu havia assistido: 583 filmes
Depois que eu entrei no curso, até agora, assisti: mais 11 filmes
Destes, por causa do Curso assisti:5 filmes
Daqueles, por minha vontade, assisti: 6 filmes

3 comentários:

  1. Querida!

    Vejo o quão inspiradora vc se torna a cada dia que passa.Torço para que você consiga colocar seus ideais em prática e com louvor.
    Te amo muíto!!!!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, com o tempo, perto da chegada do Romantismo, foi esclarecido que a arte não é mentira, mas a verdade que vem do interior do artista! Por exemplo, eu escrever poesias, contos etc o que não significa que eu imito a realidade, o que eu faço é emitir a realidade existente dentro de mim no momento em que escrevo determinado texto. Não são mentiras nem fantasias, são sentimentos e emoções.
    Abs ^^

    http://all-inside-out.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ahh!! E outro detalhe: Existem várias verdades. O que pode ser uma verdade para mim, pode ser uma mentira para você. Um mesmo caso duas pessoas contam de forma diferente, não cada uma puxando pr'um lado, às vezes as duas puxando pr'o mesmo lado, porém elas viram de ângulos diferentes, cada um tem seu ponto de vista. Resumindo, existem verdades e verdades, cada um tem suas verdades ^^

    ResponderExcluir