quarta-feira, 3 de março de 2010

Olhos Limpos

Olá, pessoas!
Como vão vocês? Eu estou bem! Quer dizer, estou um pouco cansada e sobrecarregada, mas estou sobrevivendo. Sabem por que eu estou sobrecarregada? Porque às vezes eu acho que sou a mulher maravilha e que pode fazer várias coisas ao mesmo tempo! Olhem tudo o que eu tenho fazer em 24 horas por dia:

1) Estou organizando uma passeata para protestar a péssima qualidade do ensino público. Aliás, se vocês quiserem participar (quem mora em Floripa) ou apenas apoiar (quem mora em outro lugar), já vou fazendo uma propagandinha: Fiz uma comunidade no Orkut, onde as pessoas interessadas podem discutir o tema, combinar reuniões, etc, etc... Aqui está o link da comunidade:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=98840145 Além da comunidade, fiz também um Blog: www.reveducacional.blogspot.com , um Twitter: www.twitter.com/rev_educacional e um e-mail: revolucao_educacional@hotmail.com . Pra não faltar tipo de divulgação aqui na internet! Mas como estou meio atolada, ainda não deu pra escrever no blog e nem adicionar pessoas no twitter... Mas estou no começo ainda, tenho certeza que vai dar certo. Além da divulgação internáutica, falei com a minha classe e pedi para que o prof. De História falasse aos outros alunos. Vou também fazer uns cartazes e folhetos para a divulgação, enfim, estou cheia de trabalho! Mas tudo isso só faz parte do primeiro item. Ainda virão outros... O próximo está ligado a esse:

2) Estou planejando visitar uma escola pública, conversar com a/o diretor/a e ver se posso assistir a um dia de aula. Para que na passeata eu não fale besteira. Tenho que conhecer sobre o que vou falar, não?

3) Outra coisa, é que eu e as outras pessoas da passeata devemos escrever uma carta com as nossas propostas para uma educação melhor e mandar para os políticos. Na verdade, eu não acredito que qualquer um deles, seja municipal, estadual, ou federal vá ler, mas não custa muito tentar, não é?

4) Escrever o meu livro! O que leva ao 5º item:

5) No meu livro, eu citei uma obra de Platão, mas eu não tinha muita certeza se era de Platão, então, cansada de ficar na frente do PC pra procurar na internet, perguntei ao meu ex-(infelizmente, ex) professor de Filosofia. Eu só queria saber isso, mas além de dizer que era do Platão, no dia seguinte ele me veio com três livros para ler! Sendo que um tem mais de 900 páginas! O 5º item é, portanto, ler os três livros! O que me lembra do item 6:

6) Ler livros. Estou lendo Cem anos de solidão, Utopia, Regresso ao Admirável Mundo Novo (livro que pretendo terminar neste fim de semana porque quero falar dele na reunião da passeata), fora outros dois livros que eu li o comecinho faz tempo e ainda não terminei: A Flor da Inglaterra e AvóDezanove e o Segredo do Soviético. Ah, e ainda tem mais, os milhares de livros que vão cair nos vestibulares UFSC e FUVEST! De todos os que vão cair, eu li dois no ano passado e um nesse ano (na verdade, comecei ontem e terminei hoje, e logo falarei mais dele).

7) Estudar, estudar, estudar... Minha escola está puxando o meu sangue!

Esqueci de mais alguma coisa? Ah, claro, comer, dormir, respirar, essas coisas.

Então vamos logo para o texto de hoje. O livro que eu li ontem e hoje é um livro de crônicas. “Comédias para se Ler na Escola” de Luis Fernando Veríssimo e vai cair no vestibular da UFSC. Eu morri de rir com várias das crônicas contidas nele, mas uma em especial me chamou a atenção. Não a achei engraçada, mas interessante.

“História Estranha
Um homem vem caminhando por um parque quando de repente se vê com sete anos de idade. Está com quarenta, quarenta e poucos. De repente dá com ele mesmo chutando uma bola perto de um banco onde está a sua babá fazendo tricô. Não tem a menor dúvida de que é ele mesmo. Reconhece a sua própria cara, reconhece o banco e a babá. Tem uma vaga lembrança daquela cena. Um dia ele estava jogando bola no parque quando de repente aproximou-se um homem e... O homem aproxima-se dele mesmo. Ajoelha-se, põe as mãos nos seus ombros e olha nos seus olhos. Seus olhos se enchem de lágrimas. Sente uma coisa no peito. Que coisa é a vida. Que coisa pior ainda é o tempo. Como eu era inocente. Como meus olhos eram limpos. O homem tenta dizer alguma coisa, mas não encontra o que dizer. Apenas abraça a si mesmo, longamente. Depois sai caminhando, chorando, sem olhar para trás.
O garoto fica olhando para a sua figura que se afasta. Também se reconheceu. E fica pensando, aborrecido: quando eu tiver quarenta, quarenta e poucos anos, como eu vou ser sentimental!”
Luis Fernando Veríssimo
Comédias Para se Ler na Escola

Gostei da expressão “Olhos limpos”, olhos de criança que ainda não conheceram a crueldade do mundo. Estão limpos da sujeira do mundo. Acho que todos já desejaram, pelo menos uma vez, a voltar a ser crianças, veja todas as coisas que citei acima e que pretendo fazer. Se eu fosse criança, não estaria preocupada com nada disso. Estaria brincando. Apenas brincando.
A vida de uma criança é muito simples. Quando somos crianças, acho que nem nos damos conta do quão simples é a nossa vida. Principalmente crianças de sete anos. Crianças de sete anos não se dão conta de coisas como essas... Agora me lembrei de um texto que li na apostila de História. Dizia que os homens brancos podiam considerar os índios inferiores, pois eles não conheciam a tecnologia. Os índios, por sua vez, podiam considerar os brancos inferiores por terem tantas preocupações. Talvez seja assim a cabeça de uma criança, “os adultos são tão preocupados...” Preocupados, ocupados, e se possível, até pós-ocupados. O curioso é que os homens “civilizados” falavam mal dos índios, e os mesmos homens falam bem das crianças, querem voltar a ser como elas...

Talvez algumas pessoas estejam tão cansadas de ver sujeira que choram para tentar limpar os olhos novamente. Infelizmente, acho que quem já sujou os seus olhos, não consegue mais limpá-los. E fingir que não está vendo sujeira é hipocrisia. Então nós temos que tentar limpar o mundo, já que não dá mais para voltar a ficarmos cegos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário