sábado, 28 de fevereiro de 2009

Amor

Hoje estou inspirada para falar de política.No Orkut eu estava fuçando minhas comunidades, e fui na comunidade do George Orwell.Meu ídolo.Fui num tópico de nome “O que vocês acham do capitalismo?” e coloquei minha opinião.Vou copiar exatamente o que escrevi no Orkut para o meu blog.
“Bom, concordo com o Gabriel, ele é bom para gerar riqueza, mas não é bom para distribuí-la.Se o objetivo seria a distribuição dela, acho que sim.Devemos lembrar que o Capitalismo foi implantado principalmente pela Revolução Francesa e seus ideais eram Igualdade, Liberdade e Fraternidade.A Revolução foi da burguesia e também dos camponeses e sans-cullotes(não sei se escreve-se assim).O problema foi que o poder, estando nas mão da burguesia, subiu suas cabeças, e aí começou (de novo)a desigualdade social, favorecendo quem tinha dinheiro e explorando quem não tinha.E isso existe até hoje.Acredito que existe sim a mais-valia.E mais, não é o consumidor que decide o preço do produto.(Sei disso, pois já fiz um curso para fazer bijuterias e a mulher que me ensinava disse que o preço que cobrava era o dobro do preço que usava para comprar o material.E o material, provavelmente custava o dobro do preço de produção, e etc.).Quem vende é que decide.Agora, o que é melhor, o Capitalismo ou o Comunismo?Acho que o Capitalismo têm grandes vantagens, uma que o Gabriel já citou, gerar riquezas.Avanços tecnológicos, avanços na medicina...e principalmente o voto.A democracia é uma coisa maravilhosa.Fico muito contente pelo Brasil ter o voto obrigatório.Mas o Capitalismo têm um grande erro:A desigualdade social e, como Orwell mesmo disse, o Capitalismo não sobrevive sem a desigualdade social.Quanto ao Comunismo, este também têm grandes vantagens, em Cuba por exemplo,não existe analfabetismo, e os hospitais são ótimos.Não existe desigualdade social, quer dizer, a renda é distribuída.Mas também em Cuba, só existe um canal de TV (claro, isso só foi um exemplo, mas é verdade) ou seja, as pessoas não têm opção, ou assistem aquele canal ou não.Isso soa como uma ditadura não?Para finalizar, acho que as idéias do Comunismo de Marx são lindas.Mas elas não se encaixam no planeta Terra, simplesmente porquê o ser humano é egoísta e ganancioso.
Acho que o verdadeiro Comunismo é a forma de vida dos antigos índios.E onde eles estão agora?Simplesmente sendo destruídos pelos Capitalistas, pois são pacíficos demais para lutar por seus direitos.Sendo a humanidade como é, como já disse, gananciosa e egoísta, o Comunismo não cabe aqui, pelo menos não durante alguns séculos.Então a melhor forma é o Capitalismo, que mesmo com seus defeitos, até que está funcionando.Sei que para alguns isso é uma ofensa para George Orwell, mas vamos analisar, ele nasceu em 1903 a morreu em 1950.Viveu as Guerras Mundiais.Se eu tivesse as vivido, também seria completamente anti-Capitalista.Mas se Orwell vivesse em nossos tempos, acho que teria a mesma opinião que eu.”

Se vocês querem dar suas opiniões aqui vai o link da comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1007543

Mas não é esse meu texto que queria analisar hoje, é essa frase que todos conhecem:

“All you need is Love.”

The Beatles

Se por acaso você não sabe inglês, vou traduzir:Tudo o que você precisa é o amor.
Pensando em toda essa coisa de Capitalismo e Comunismo, percebemos que os Beatles estavam certos, quer dizer, pra quê ter que aceitar um dos dois se ambos têm defeitos?Vamos criar um novo regime, uma nova forma de política:O amor Universal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário